Ausência de Vaidade - Nossa ITIE do mês de junho de 2014
“A vaidade é a qualidade ou estado de ser vaidoso ou exultante com uma opinião elevada de suas próprias realizações ou conquistas. É o orgulho vazio inspirado por uma presunção esmagadora das próprias realizações pessoais. O que você aprendeu é apenas um punhado. O que você ainda não aprendeu é um oceano. A falsa aprendizagem o torna orgulhoso e convencido.
Orgulho moral e espiritual são mais perigosos do que o orgulho comum de riqueza e poder. Além disso eles são mais difíceis de serem erradicados. Os aspirantes devem estar sempre vigilantes e cautelosos. Eles devem sempre manter o espírito de serviço e humanidade. Não se gabe de seu nascimento, posição, qualificações e realizações espirituais. Lembre-se da natureza evanescente de todas as coisas fenomenais. Louve outros. Veja o bem em todos. Trate mesmo as criaturas mais humildes como seu igual. “
Sw. Sivananda
“Uma vez que tenhamos alcançado o sucesso em serenidade e regularidade, o próximo passo é a ausência de vaidade. Não podemos permitir que este sucesso suba na nossa cabeça, nos tornarmos arrogantes ou nos sentirmos vaidosos com o fato de que nós conseguimos alguma serenidade ou regularidade. Temos que tratar a todos com respeito, a todos com a mesma visão. Com ausência de vaidade não estamos querendo criar uma impressão, somos naturais. Na maioria das vezes, estamos tentando criar uma impressão para outras pessoas. Raramente somos naturalis Na verdade, raramente somos nós mesmos, mas é isso o que buscamos quando praticamos ausência de vaidade.”
Sw. Sivamurti
Comentários
Postar um comentário